quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Preparação da Empresa para Exportação - IMPORTAÇÃO EXPORTAÇÃO PASSO-A-PASSO

Preparação da Empresa para Exportação

Exportar é uma postura empresarial, uma alternativa estratégica de desenvolvimento, que propicia competitividade e uma dimensão global à empresa.
No entanto, para que a exportação seja efetivamente um bom negócio, os dirigentes devem se conscientizar da importância do planejamento de uma política que leve em conta o conhecimento e o domínio das regras e usos do comércio internacional. Caso contrário, as vendas ao exterior podem resultar em prejuízos e numa péssima experiência, com consequente reflexo negativo para o país.

Assim, o planejamento de exportação, entre outras ações, deve considerar os seguintes aspectos:
ü  Somente começar a exportar se estiver decidido, reservando determinada parcela da produção para o mercado externo. A exportação exige continuidade e não deve ser considerada como válvula de escape para as crises do mercado interno;
ü  Estar disposto a investir na organização do seu mercado externo. Sem pesquisa de mercado, escolha cuidadosa dos agentes, definição do consumidor que se pretende atingir e conhecimento das exigências de cada país, serão realizados somente negócios esporádicos, nunca permanentes;
ü  Estudar o mercado com o qual deseja operar, de modo a avaliar suas efetivas possibilidades comerciais, focando primeiro o cliente e depois o produto;
ü  Estudar as características comerciais dos países, ou seja, técnicas de negociação, concorrência, cultura etc;
ü  Conhecer o essencial e acompanhar as modificações nos regimes alfandegários, cambiais e de impostos e taxas em vigor no país em questão, bem como o rito processual de liquidações burocráticas, ação judicial etc;
ü  Dar atenção especial às disposições sobre embalagens, etiquetagem e requisitos fitossanitários vigentes para o produto no mercado-alvo;
Colocar um profissional experiente à frente do departamento de exportação.
ü  Esse profissional deve conhecer a linguagem usual do comércio internacional e assumir a responsabilidade sobre um setor que não pode merecer, apenas de vez em quando, a atenção de um diretor, já sobrecarregado pela administração de outras áreas da empresa;
ü  Manter alguma forma de representação no mercado internacional, de modo a oferecer um mínimo de serviço pós-venda;
Evitar trabalhar com amadores.
ü  A nomeação de parentes, amigos ou conhecidos como representantes no exterior, sem o pleno conhecimento do ramo ou acesso aos compradores pode inviabilizar o negócio. Procurar um bom profissional, que conheça o produto e o mercado é essencial;
Preços de Exportação
ü  Calcular com cuidado os preços de exportação. Quando em dúvida, consultar técnicos de órgãos oficiais, ou não, de comércio exterior (Secex, federações, câmaras de comércio, Banco do Brasil etc). Além de utilizar com perfeito equilíbrio os incentivos concedidos à exportação, às vezes é necessário apresentar o preço mais vantajoso possível, tendo sempre em conta a concorrência de outros países e serviços;
Marketing
ü  Lembrar que as formas de propaganda, publicidade e promoção de vendas de um produto devem estar sempre em perfeita harmonia com as peculiaridades de cada mercado. Para um bom produto sempre haverá um bom mercado;
Seriedade Comercial
ü  Observar um comportamento de rigorosa seriedade comercial e moral, para conservar e ampliar relações com a clientela. Cumprir sempre o que prometer. Responder com presteza à correspondência recebida do exterior, mesmo que o assunto não tenha muita relevância. Não fornecer mercadorias que não correspondam à amostra encaminhada ao cliente. Verificar e cumprir rigorosamente os prazos de embarque convencionados, mesmo que isso represente um custo adicional;
Agentes
ü  Pagar em dia as comissões dos agentes e mantê-los informados sobre os planos e programas de sua empresa. Fornecer as indicações corretas sobre territórios a serem observados e as cotas a serem cumpridas. Os grandes clientes compram uma ou duas vezes por ano e não se pode perder essas oportunidades. Não tumultuar o mercado, fazendo negócios à revelia de seus agentes;
Preços, Qualidade
ü  Lembrar que melhor preço, qualidade, garantia de fornecimento contínuo e atendimento tão eficiente quanto o dos fornecedores tradicionais podem ser boas razões para se comprar de um fornecedor novo e distante;
Resultados
ü  Não esperar resultados imediatos e grandiosos. A abertura de novos mercados é um investimento e necessita de trabalho a médio e longo prazos. 
Espero que você tenha considerado este boletim informativo como uma experiência de aprendizado interessante. Obrigado

Antonio Severini

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